ART&TUR leva a Torres Vedras os melhores filmes de turismo

O Turismo Centro de Portugal, a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Centro de Portugal Film Commission apresentaram ontem, em conferência de imprensa, os principais destaques da 12ª edição do Festival ART&TUR, que terá lugar de 22 a 25 de outubro, em Torres Vedras.

A conferência de imprensa, que teve lugar no Chafariz dos Canos, em Torres Vedras, contou com a presença de Pedro Machado (Presidente do Turismo Centro de Portugal), Carlos Bernardes (Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras), Francisco Dias (Diretor do Festival ART&TUR) e Mariana Castelo Branco (presidente do júri do festival).

Carlos Bernardes sublinhou, “a relação estreita que vai ser criada entre o festival ART&TUR e o concelho de Torres Vedras”, aproveitando o local onde se encontrava, para explicar que o festival procura ter uma ligação forte com o património do município anfitrião, e que no caso de Torres Vedras se vai evidenciar através do surf e Kazuo Dan. Destacou ainda que “É importante fazermos dos nossos territórios destinos turísticos de excelência e este festival é particularmente atrativo nesse sentido.”

Já Pedro Machado frisa que “Hoje há na região uma identidade associada a novos produtos turísticos que se tornam cada vez mais atrativos, chegando a mercados internacionais que não eram habituais. O ART&TUR é um exemplo paradigmático, pela projeção internacional que consegue atingir”. Acrescenta ainda que, “Faz todo o sentido que este festival seja este ano em Torres Vedras, um território em crescimento a vários níveis, com eventos e produtos diversificados. Vai ser um ART&TUR de referência”.

O Diretor do Festival, Francisco Dias destacou o elevado número de filmes a concurso e recorda que “Todo o dinheiro investido no festival tem retorno na economia local, tanto a nível de hotelaria como na restauração”. Aproveitou ainda para elogiar a cidade, dizendo que “Estou muito esperançado num festival muito positivo. Em Torres Vedras respira-se criatividade. É uma cidade onde as coisas acontecem”.

Este ano, foram submetidos filmes de 52 países, de todos os continentes. No total, são 331 filmes a concurso: 219 filmes submetidos à competição internacional e 112 filmes submetidos à competição nacional.

Os filmes serão exibidos em vários espaços da cidade de Torres Vedras e da praia de Santa Cruz. A entrada é gratuita, mediante inscrição no website do Festival. O programa completo já se encontra disponível em: https://tourfilm-festival.com/programa/

Uma grande novidade é o prémio Escolha do Público / People’s Choice Award, que se estreia na edição deste ano e em que o Festival ART&TUR oferece ao público a oportunidade de decidir prémios. A votação está dividida em três categorias: Melhor Filme de Turismo – Competição Internacional; Melhor Filme de Turismo – Competição Nacional; e Melhor Documentário. Os filmes mais votados em cada categoria serão galardoados com o prémio Escolha do Público/People’s Choice Award.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *