Regulamento Art&Factory – Amazonian Connection

1. Condições regulamentares

O Art&Factory – Amazonian Connection será um concurso de realização e produção de vídeo para equipas de filmmakers (num máximo de 8 equipas, com 3 a 4 elementos cada) que possuam condições logísticas apropriadas para produzirem filmes em municípios homónimos da Amazónia e de Portugal.

Os termos do concurso são os seguintes:

  • Entre 01 de Março e 30 de Abril, serão selecionadas as equipas de filmmakers com o perfil adequado para assumirem e levarem a bom termo o desafio de integrarem com sucesso as duas etapas do concurso Art&Factory – Amazonian Connection. As equipas devem realizar 02 (dois) filmes num par de municípios homónimos, um deles estando localizado na Amazónia e o outro em Portugal nos formatos de Vídeo promocional de 2-3 minutos ou Documentário curto de até 7 minutos.
  • Considera-se como tendo perfil adequado as equipas de filmmakers que possuam os recursos técnicos e logísticos apropriados e necessários, bem como o tempo disponível, para realizarem os dois filmes.
  • O Instituto Cultural Amazônia Brasil em estreita articulação com a Direção do Festival ART&TUR definiram os municípios da Amazónia elegíveis para esta competição. São eles: Santarém, Bragança, Soure, Melgaço, Óbidos, Viseu, Ourém, Alenquer, Porto de Mós e Aveiro.
  • Cada equipa representará um município da Amazónia específico e deverá produzir um vídeo sobre esse município e posteriormente um outro vídeo no município homónimo português correspondente. Deste modo, é propiciada uma dupla motivação competitiva: além de competirem diretamente entre si, as equipas serão os representantes das cidades de onde são originárias e, por conseguinte, propiciarão uma competição entre municípios.
  • O primeiro filme será realizado durante o mês de agosto no respetivo município brasileiro da Amazónia. Todas as equipas disporão de um total de 01 (uma) semana para a realização de filmagens, edição e pós-produção, não sendo permitido ultrapassar este período de tempo.
  • O segundo filme será realizado no município português homónimo na semana que antecede o Festival ART&TUR 2019. Este terá lugar em Torres Vedras de 22 a 25 de Outubro (www.tourfilm-festival.com), pelo que as filmagens nos municípios portugueses deverão decorrer entre os dias 18 e 20 de Outubro, com entrega do filme até as 00h do dia 23 de Outubro, para que a estreia dos dois filmes integre a programação do festival e decorra na presença do Júri Internacional (sessão prevista para o dia 24 de Outubro, das 18:00 às 20:00).

O júri internacional anunciará os seguintes prémios:

  • 1º Prémio para o Melhor Filme de Município Homónimo da Amazónia
  • 1º Prémio para o Melhor Filme de Município Homónimo de Portugal
  • 2º Prémio para o Segundo Melhor Filme de Município Homónimo da Amazónia
  • 2º Prémio para o Segundo Melhor Filme de Município Homónimo de Portugal

Além do prestígio inerente aos troféus atribuídos pelo júri internacional do festival ART&TUR, os filmes vencedores se beneficiarão de promoção mundial do seu portfólio, através da inscrição gratuita numa rede internacional de festivais congéneres que são parceiros do Festival ART&TUR, designadamente:

Para além dos filmes vencedores, os demais filmes também serão colocados nos referidos festivais parceiros, caso o júri considere que têm qualidade suficiente para merecerem essa distinção.

Através da CPFC – Centro de Portugal Film Commission e em parceria com os municípios homónimos portugueses, o Festival ART&TUR assegurará as seguintes condições às equipas de filmmakers durante a sua estada em Portugal entre os dias 17 e 26 de Outubro:

(i) um assistente de produção;

(ii) hospitalidade (alojamento e refeições) gratuita;

(iii) Transporte entre os locais de alojamento e os locais de filmagem.

  • Os custos relacionados com as passagens aéreas serão da responsabilidade das próprias equipas e/ou dos seus patrocinadores.

2. Condições adicionais

  • O líder de cada equipa deve garantir que os direitos de utilização das bandas sonoras incluídas nos filmes estão devidamente salvaguardados.
  • O líder de cada equipa e o diretor do Festival devem assinar um contrato de partilha de direitos de transmissão/exibição. Este contrato também detalha as entidades que devem ser incluídas na lista de créditos do respetivo filme.
  • Na Gala de Prémios ART&TUR 2019, a realizar no dia 25 de outubro, os vencedores receberão os seus Prémios de Excelência Art&Factory – Amazonian Connection 2019 das mãos de um alto dignitário do Estado Português.
  • Todos os demais filmes receberão uma menção honrosa e serão valorizados e devidamente identificados em ações promocionais do festival.
  • No frame de abertura de cada filme deverá constar uma menção explícita à participação no Art&Factory – Amazonian Connection 2019.
  • Todos os filmes serão promovidos gratuitamente em importantes fóruns internacionais de cinema, através da rede de festivais membros do CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo: https://www.cifft.com) e integrarão também o pacote de vídeos a ser utilizado na promoção do destino do Centro de Portugal e de destinos turísticos na Amazônia.
  • Todos os membros das equipes de produção receberão um certificado de participação.