XVII ART&TUR

Festival Internacional de Cinema de Turismo

22-25 Outubro, Lousã

Desde a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR tem cumprido eficazmente a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.

Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

A partir de 2018, os direitos do Festival ART&TUR foram transferidos da APTUR, para a Centro de Portugal Film Commission (CPFC). Associada a esta mudança, e mercê de um acordo entre a CPFC e a ERT Centro de Portugal, o Festival ART&TUR será doravante realizado na Região Centro, com carácter de itinerância percorrendo os vários municípios do Centro de Portugal.


Mensagem do Presidente da Câmara Municipal da Lousã

A Vila da Lousã, é uma Vila situada no Centro de Portugal, a meio caminho entre Lisboa e Porto, a curta distância do mar e no sopé da Serra da Lousã e cuja história remete para os tempos anteriores à romanização, e com destaque para a época medieval.

E tem sido a Serra da Lousã, esta Montanha Mágica, guardiã, fonte de vida e de qualidade de vida, mas também ginásio a céu aberto, ligada intrinsecamente à nossa História, que está na origem da nossa visibilidade.

Turismo de Montanha, Turismo Natural, Turismo Ativo, Turismo Histórico e Monumental, Turismo Gastronómico e Turismo Religioso têm sido as âncoras deste desenvolvimento. 

Território de Tons e Sabores, em que a monumentalidade natural, fauna e flora, Aldeias do Xisto, gastronomia, produtos endógenos, mas também percursos pedestres, de BTT, o Rallie de Portugal, a Volta a Portugal em Bicicleta ou a Vuelta a Espanha em Bicicleta, têm contribuído para a sua promoção, proporcionando imagens e sensações inesquecíveis.

Autenticidade versus modernidade. Tem sido neste equilíbrio, adaptado às exigências do moderno mercado turístico, que, Município e Agentes Turísticos, Hotelaria e Restauração, trabalhando em rede e em parceria, temos sabido coexistir, recebendo com qualidade quem nos visita ao longo do ano.

Ao recebermos esta edição deste consagrado Festival ART&TUR e ao abrirmos as portas do território, oferecendo-o como mote a cineastas e outros atores do universo audiovisual nacional e internacional estaremos, sem dúvida, a projetar a Lousã, mas também a Região Centro de Portugal e o próprio País.

Esperamo-vos de braços abertos.

Bem Vindos à Lousã

Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã

Município da Lousã

A vila da Lousã situa-se a 28 km de Coimbra e a meio caminho entre Lisboa e Porto e a 1 hora da Figueira da Foz.

Segundo a lenda, foi fundador da Lousã o rei de Conímbriga, de seu nome Arunce. Vendo o seu reino invadido, o Rei foi obrigado, com a sua filha, a Princesa Peralta, a refugiar-se num castelo que mandou erigir em plena serra.

A sua antiguidade remontará ao paleolítico, havendo ainda testemunhos da Idade do Bronze e da ocupação romana.

Em 1151 D. Afonso Henriques atribui foral a Arouce, local onde hoje se situa o Castelo da Lousã ou de Arouce. Em 1513, D. Manuel outorga foral novo à Lousã e em 1514 à Vila de Serpins, hoje uma das quatro freguesias do concelho.

A Serra da Lousã ocupa cerca de um terço do concelho, na sua imensa riqueza e diversidade, é a nossa imagem de marca, aí se situando 5 Aldeias do Xisto, cuja Rede integramos – Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal, verdadeiros monumentos vivos da nossa história e cultura, que se adaptaram às exigências modernas sem perder a sua autenticidade. 

Chanfana, Cabrito, o Mel DOP Serra da Lousã, o Vinho de Foz de Arouce ou o Licor Beirão são marcas distintivas deste território.

Para além das Aldeias do Xisto, são também visitáveis outros locais como as Ermidas da Sra. da Piedade, o Castelo ou os Museus. Destaque ainda para o património arquitetónico civil e religioso, que se encontra um pouco por todo o concelho.

O concelho está dotado de equipamentos públicos culturais, desportivos e associativos, de hotelaria e restauração que colocam a Lousã ao nível das cidades de média dimensão, proporcionando uma oferta muito diversificada a toda a população e a quem nos visita.


Mensagem do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

É com o entusiasmo de sempre e redobrada satisfação que a Turismo Centro de Portugal dá as boas-vindas a todos os participantes no ART&TUR 2024. Ano após ano, este festival tem vindo a consolidar-se como um dos mais importantes no panorama internacional, atraindo as melhores produções audiovisuais de turismo, o que é um motivo de grande orgulho para a maior região turística de Portugal.

Ao recebermos o ART&TUR, procuramos dar a conhecer às equipas de produção nacionais e internacionais a grande diversidade de oferta disponível no território. Em 2024, o cenário do festival é a magnífica vila da Lousã, um destino onde, mais uma vez, os visitantes vão poder comprovar as condições singulares e de exceção que o Centro de Portugal reúne para todo o tipo de produções cinematográficas e televisivas.

Aos participantes de todo o Mundo, expresso o meu desejo de que passem dias inesquecíveis na nossa região – e que regressem aos seus locais de origem com novas ideias para filmar no Centro de Portugal.

Raul Almeida
Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

Testemunhos

The World’s Best Tourism Film & Travel Video Awards!

Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo

ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é membro do Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, desde 2008.

Criado em 1989, o Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo de quatro continentes na mais prestigiada iniciativa de entrega de prémios e reconhecimento na Travel Video Marketing Industry – o Circuito CIFFT.

Em parceria com os apoiantes da OMT (Organização Mundial do Turismo), ETC  (European Travel Commission), CTO (Organização de Turismo das Caraíbas) e  CATA  (Centro America Tourism Association), o CIFFT trabalha para incentivar os destinos turísticos a alcançar a excelência na promoção dos seus produtos, serviços e locais através do vídeo.

O Circuito CIFFT reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo numa competição no formato de “Championship“ou “League” para reconhecer e premiar os melhores filmes promocionais para destinos, produtos e serviços turísticos.

É uma excelente oportunidade para benchmarking, networking e visibilidade no contexto da Indústria do Turismo.

Os participantes passam por festivais em quatro continentes ao longo de um ano. Em cada etapa, o vídeo é avaliado por um júri internacional que decidirá os vencedores. Os prémios obtidos nos festivais conferem pontos para a Lista de Ranking do CIFFT que determinará no final do ano os Melhores Filmes de Turismo do Mundo nas respetivas categorias.

Existem 6 categorias temáticas disponíveis:  Destinos turísticos – Cidades, Regiões e Países, Produtos turísticos – Serviços de Turismo  e Vídeos de Viagem Independentes.

O exclusivo World’s Best Tourism Film Awards homenageia os mais criativos e inovadores Vídeos de Viagens do ano numa memorável cerimónia de entrega de prémios em Viena, Áustria. Receber o prémio mais importante da Indústria de Marketing de Vídeo de Viagem é sinónimo de prestígio, reconhecimento e visibilidade.

Equipa ART&TUR

Francisco Dias

Francisco Dias

Fundador e Diretor

Mariana Calaça Baptista

Mariana Calaça Baptista

Diretora Executiva

ART&TUR 2024

Lousã, 22 – 25 Outubro

Em 2024 estaremos na vila da Lousã, para mais uma vez mostrarmos os melhores filmes sobre turismo, produzidos em Portugal e pelo mundo fora.

Scroll to Top