Desde a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR tem cumprido eficazmente a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.
Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.
A partir de 2018, os direitos do Festival ART&TUR foram transferidos da APTUR, para a Centro de Portugal Film Commission (CPFC). Associada a esta mudança, e mercê de um acordo entre a CPFC e a ERT Centro de Portugal, o Festival ART&TUR será doravante realizado na Região Centro, com carácter de itinerância percorrendo os vários municípios do Centro de Portugal.
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal da Lousã
A Vila da Lousã, é uma Vila situada no Centro de Portugal, a meio caminho entre Lisboa e Porto, a curta distância do mar e no sopé da Serra da Lousã e cuja história remete para os tempos anteriores à romanização, e com destaque para a época medieval.
E tem sido a Serra da Lousã, esta Montanha Mágica, guardiã, fonte de vida e de qualidade de vida, mas também ginásio a céu aberto, ligada intrinsecamente à nossa História, que está na origem da nossa visibilidade.
Turismo de Montanha, Turismo Natural, Turismo Ativo, Turismo Histórico e Monumental, Turismo Gastronómico e Turismo Religioso têm sido as âncoras deste desenvolvimento.
Território de Tons e Sabores, em que a monumentalidade natural, fauna e flora, Aldeias do Xisto, gastronomia, produtos endógenos, mas também percursos pedestres, de BTT, o Rallie de Portugal, a Volta a Portugal em Bicicleta ou a Vuelta a Espanha em Bicicleta, têm contribuído para a sua promoção, proporcionando imagens e sensações inesquecíveis.
Autenticidade versus modernidade. Tem sido neste equilíbrio, adaptado às exigências do moderno mercado turístico, que, Município e Agentes Turísticos, Hotelaria e Restauração, trabalhando em rede e em parceria, temos sabido coexistir, recebendo com qualidade quem nos visita ao longo do ano.
Ao recebermos esta edição deste consagrado Festival ART&TUR e ao abrirmos as portas do território, oferecendo-o como mote a cineastas e outros atores do universo audiovisual nacional e internacional estaremos, sem dúvida, a projetar a Lousã, mas também a Região Centro de Portugal e o próprio País.
Esperamo-vos de braços abertos.
Bem Vindos à Lousã
Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã
Município da Lousã
A vila da Lousã situa-se a 28 km de Coimbra e a meio caminho entre Lisboa e Porto e a 1 hora da Figueira da Foz.
Segundo a lenda, foi fundador da Lousã o rei de Conímbriga, de seu nome Arunce. Vendo o seu reino invadido, o Rei foi obrigado, com a sua filha, a Princesa Peralta, a refugiar-se num castelo que mandou erigir em plena serra.
A sua antiguidade remontará ao paleolítico, havendo ainda testemunhos da Idade do Bronze e da ocupação romana.
Em 1151 D. Afonso Henriques atribui foral a Arouce, local onde hoje se situa o Castelo da Lousã ou de Arouce. Em 1513, D. Manuel outorga foral novo à Lousã e em 1514 à Vila de Serpins, hoje uma das quatro freguesias do concelho.
A Serra da Lousã ocupa cerca de um terço do concelho, na sua imensa riqueza e diversidade, é a nossa imagem de marca, aí se situando 5 Aldeias do Xisto, cuja Rede integramos – Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal, verdadeiros monumentos vivos da nossa história e cultura, que se adaptaram às exigências modernas sem perder a sua autenticidade.
Chanfana, Cabrito, o Mel DOP Serra da Lousã, o Vinho de Foz de Arouce ou o Licor Beirão são marcas distintivas deste território.
Para além das Aldeias do Xisto, são também visitáveis outros locais como as Ermidas da Sra. da Piedade, o Castelo ou os Museus. Destaque ainda para o património arquitetónico civil e religioso, que se encontra um pouco por todo o concelho.
O concelho está dotado de equipamentos públicos culturais, desportivos e associativos, de hotelaria e restauração que colocam a Lousã ao nível das cidades de média dimensão, proporcionando uma oferta muito diversificada a toda a população e a quem nos visita.
Mensagem do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
É com o entusiasmo de sempre e redobrada satisfação que a Turismo Centro de Portugal dá as boas-vindas a todos os participantes no ART&TUR 2024. Ano após ano, este festival tem vindo a consolidar-se como um dos mais importantes no panorama internacional, atraindo as melhores produções audiovisuais de turismo, o que é um motivo de grande orgulho para a maior região turística de Portugal.
Ao recebermos o ART&TUR, procuramos dar a conhecer às equipas de produção nacionais e internacionais a grande diversidade de oferta disponível no território. Em 2024, o cenário do festival é a magnífica vila da Lousã, um destino onde, mais uma vez, os visitantes vão poder comprovar as condições singulares e de exceção que o Centro de Portugal reúne para todo o tipo de produções cinematográficas e televisivas.
Aos participantes de todo o Mundo, expresso o meu desejo de que passem dias inesquecíveis na nossa região – e que regressem aos seus locais de origem com novas ideias para filmar no Centro de Portugal.
Raul Almeida
Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
Testemunhos
O intercâmbio internacional melhora os resultados futuros, isto é importante para todos os cineastas e o ART&TUR é um exemplo perfeito de como fazê-lo. O prémio deixa toda a equipa orgulhosa e é a recompensa pelo trabalho longo e extenuante. Vamos sempre lembrar-nos destes dias e esperamos voltar em breve.
O ART&TUR é uma forma fantástica não só de mostrar os seus projetos, mas também uma plataforma incrível para trocar experiências e testar a evolução da narrativa: tendências, formatos…
Bruce e eu tivemos uma experiência maravilhosa. A sua hospitalidade e a organização do Festival ART&TUR foram excelentes. Sinceramente, não fazíamos ideia de que Portugal era um país com tanta abundância. A nossa coisa favorita em Portugal são as pessoas! A sua atenção aos detalhes foi algo que tornou este festival muito memorável para nós.
O ART&TUR é um incentivo ao profissionalismo no desenvolvimento de novos produtos de comunicação turística, onde a criatividade e a inovação são incentivadas, gerando cada vez mais visibilidade para a questão e destinos turísticos.
Creio que o Festival de Leiria foi extremamente bem organizado. O sistema de vouchers para o catering foi uma excelente ideia. Deu-nos a oportunidade de experimentar a gastronomia local. Também foi ótimo conhecer toda a gente. Os tópicos da conferência foram muito interessantes.
The World’s Best Tourism Film & Travel Video Awards!
Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo
O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é membro do Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, desde 2008.
Criado em 1989, o Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo de quatro continentes na mais prestigiada iniciativa de entrega de prémios e reconhecimento na Travel Video Marketing Industry – o Circuito CIFFT.
Em parceria com os apoiantes da OMT (Organização Mundial do Turismo), ETC (European Travel Commission), CTO (Organização de Turismo das Caraíbas) e CATA (Centro America Tourism Association), o CIFFT trabalha para incentivar os destinos turísticos a alcançar a excelência na promoção dos seus produtos, serviços e locais através do vídeo.
O Circuito CIFFT reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo numa competição no formato de “Championship“ou “League” para reconhecer e premiar os melhores filmes promocionais para destinos, produtos e serviços turísticos.
É uma excelente oportunidade para benchmarking, networking e visibilidade no contexto da Indústria do Turismo.
Os participantes passam por festivais em quatro continentes ao longo de um ano. Em cada etapa, o vídeo é avaliado por um júri internacional que decidirá os vencedores. Os prémios obtidos nos festivais conferem pontos para a Lista de Ranking do CIFFT que determinará no final do ano os Melhores Filmes de Turismo do Mundo nas respetivas categorias.
Existem 6 categorias temáticas disponíveis: Destinos turísticos – Cidades, Regiões e Países, Produtos turísticos – Serviços de Turismo e Vídeos de Viagem Independentes.
O exclusivo World’s Best Tourism Film Awards homenageia os mais criativos e inovadores Vídeos de Viagens do ano numa memorável cerimónia de entrega de prémios em Viena, Áustria. Receber o prémio mais importante da Indústria de Marketing de Vídeo de Viagem é sinónimo de prestígio, reconhecimento e visibilidade.
Equipa ART&TUR
Francisco Dias
Fundador e Diretor
Mariana Calaça Baptista
Diretora Executiva