Primeira edição do ART&TUR no Centro de Portugal foi um grande sucesso

Após uma década na região Norte, o Festival ART&TUR muda-se para o Centro de Portugal. Em parceria estratégica com a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal e com as autarquias anfitriãs, o ART&TUR fará 8 anos de itinerância na Região Centro, percorrendo as várias sub-regiões.

A 11ª edição ocorreu de 23 a 27 de outubro de 2018 em Leiria. O Teatro Miguel Franco foi o palco escolhido para o evento que constituiu um sucesso desde o primeiro dia. Jovens estudantes, profissionais da área do turismo e do cinema e público em geral encheram muitas vezes a sala, para assistirem aos melhores filmes de promoção turística e à conferência “Centro de Portugal no Cinema Mundial”, que decorreu em simultâneo, com vários oradores e especialistas nacionais e internacionais.

Esta edição foi também marcada por uma nova iniciativa – o Art&Factory: um concurso de produção audiovisual em que participam várias equipas de vários países com o objetivo de produzir filmes promocionais nas redes de aldeias do Centro de Portugal: Aldeias de Xisto e Aldeias Históricas de Portugal. Na primeira edição do Art&Factory participaram 6 equipas: Brasil, India, África do Sul/Irlanda, Japão, Holanda/Roménia e Paquistão/EUA/Portugal.

Quando questionado sobre esta primeira edição do Festival ART&TUR na região Centro, Francisco Dias, fundador e diretor-geral do Festival destacou: “Levar o ART&TUR para o Centro de Portugal foi, sem dúvida, uma aposta vencedora. O Festival está a crescer de ano para ano e Leiria mostrou ser o destino ideal para acolher o evento. É estimulante ver tantos jovens na plateia, ao lado de realizadores e produtores de todo o mundo. Destaco, em particular, a resposta dada pelos cineastas desafiados a participar no ART&TUR Factory: em poucos dias mostraram visões muitos diferentes das nossas aldeias, todas elas de grande qualidade. O balanço final do evento é claramente positivo e excede as expetativas da organização e, certamente, da assistência”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *