XV ART&TUR

Festival Internacional de Cinema de Turismo

25 – 28 Outubro 2022, Ourém

Desde a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR tem cumprido eficazmente a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.

Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

A partir de 2018, os direitos do Festival ART&TUR foram transferidos da APTUR, para a Centro de Portugal Film Commission (CPFC). Associada a esta mudança, e mercê de um acordo entre a CPFC e a ERT Centro de Portugal, o Festival ART&TUR será doravante realizado na Região Centro, com carácter de itinerância percorrendo os vários municípios do Centro de Portugal.


Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Ourém

A Cidade de Ourém avança a passos largos rumo à modernidade, com a perfeita consciência de que o futuro é já hoje. Foi nesse sentido que nos propusemos a ser anfitriões da edição 2022 do ART&TUR precisamente porque entendemos este festival internacional de cinema e turismo como mais uma mola propulsora da imagem do nosso Concelho além-fronteiras.

É na qualidade de Presidente da Câmara Municipal que escrevo estas linhas, dirigidas à organização deste prestigiado evento, a todos os amantes do cinema e do turismo, bem como a todos os potenciais interessados em vir a Ourém assistir ao Art & Tur.

Receber-vos, será um orgulho certamente extensível a todos os oureenses, pois poderão comprovar junto de nós a razão pela qual somos reconhecidos, também, pela arte de bem receber quem nos oferece o prazer de uma visita.

Aproveito esta oportunidade para reforçar a pluralidade da oferta turística do nosso Concelho: a Vila Medieval e o Castelo de Ourém, a Praia Fluvial do Agroal e o seu Passadiço, o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, o Teatro Municipal de Ourém e a sua programação de excelência, sem esquecer a Cidade de Fátima e o maior Santuário de culto mariano da Europa, porta de entrada para milhões de turistas anuais que visitam o nosso território… e não se arrependem.

Despeço-me desejando a todos as maiores realizações pessoais e profissionais, e marcando desde já encontro com todos vós, na certeza de que o Município de Ourém será um parceiro privilegiado e empenhado em contribuir para que a próxima edição do “Art & Tur” resulte num sucesso em toda a linha.

Luís Miguel Albuquerque
Presidente da Câmara Municipal de Ourém

Ourém

Ourém é a sede do maior concelho do Médio Tejo. É uma cidade moderna e em permanente evolução, que honra o seu passado secular e assegura o presente, respondendo igualmente aos desafios do futuro.

Ourém integra um território pleno de riqueza histórica, cultural e patrimonial, que vai muito além dos limites do perímetro urbano da sede de um Concelho reforçado por outra cidade, a de Fátima, por quatro vilas e largas dezenas de locais cuja beleza intrínseca em muito contribui para nos diferenciar dos demais.

Somos um Concelho marcadamente empresarial e claramente marcado pela atividade turística. Assumindo Fátima como porta de entrada para o nosso território, garante-se que há muito mais para ver e desfrutar além da Cidade da Paz.

Quer um conselho? Aproveite o ART&TUR e venha descobrir Ourém!

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress


Mensagem do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

A Turismo Centro de Portugal dá as boas-vindas a todos os participantes no ART&TUR 2022, um evento reconhecido entre os seus pares como uma referência nos festivais internacionais de filmes de turismo e que é hoje uma marca distintiva do Centro de Portugal.

Depois de Aveiro, em 2021, é o magnífico território de Ourém a acolher este ano realizadores e produtores de todo o mundo, que terão a oportunidade de descobrir os motivos de esta região se afirmar, cada vez mais, como destino preferencial para produções cinematográficas ou televisivas. A diversidade de paisagens, sejam naturais ou humanas, é um grande trunfo do Centro de Portugal, a par da qualidade da sua oferta gastronómica e hoteleira e do saber receber tão próprio de quem aqui vive.

A todos os participantes, expresso o meu desejo de que aproveitem esta estadia em Ourém para partirem à descoberta de uma região onde há tanto para conhecer!

Pedro Machado,
Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

Testemunhos

The World’s Best Tourism Film & Travel Video Awards!

Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo

ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é membro do Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, desde 2008.

Criado em 1989, o Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo de quatro continentes na mais prestigiada iniciativa de entrega de prémios e reconhecimento na Travel Video Marketing Industry – o Circuito CIFFT.

Em parceria com os apoiantes da OMT (Organização Mundial do Turismo), ETC  (European Travel Commission), CTO (Organização de Turismo das Caraíbas) e  CATA  (Centro America Tourism Association), o CIFFT trabalha para incentivar os destinos turísticos a alcançar a excelência na promoção dos seus produtos, serviços e locais através do vídeo.

O Circuito CIFFT reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo numa competição no formato de “Championship“ou “League” para reconhecer e premiar os melhores filmes promocionais para destinos, produtos e serviços turísticos.

É uma excelente oportunidade para benchmarking, networking e visibilidade no contexto da Indústria do Turismo.

Os participantes passam por festivais em quatro continentes ao longo de um ano. Em cada etapa, o vídeo é avaliado por um júri internacional que decidirá os vencedores. Os prémios obtidos nos festivais conferem pontos para a Lista de Ranking do CIFFT que determinará no final do ano os Melhores Filmes de Turismo do Mundo nas respetivas categorias.

Existem 6 categorias temáticas disponíveis:  Destinos turísticos – Cidades, Regiões e Países, Produtos turísticos – Serviços de Turismo  e Vídeos de Viagem Independentes.

O exclusivo World’s Best Tourism Film Awards homenageia os mais criativos e inovadores Vídeos de Viagens do ano numa memorável cerimónia de entrega de prémios em Viena, Áustria. Receber o prémio mais importante da Indústria de Marketing de Vídeo de Viagem é sinónimo de prestígio, reconhecimento e visibilidade.

Equipa ART&TUR

Francisco Dias

Francisco Dias

Fundador e Diretor

Mariana Calaça Baptista

Mariana Calaça Baptista

Diretora Executiva

Joel Neves

Joel Neves

Comunicação e Evento

ART&TUR 2022

Ourém, 25 – 28 Outubro

Em 2022 estaremos na cidade de Ourém, para mais uma vez mostrarmos os melhores filmes sobre turismo, produzidos em Portugal e pelo mundo fora.

Rolar para cima