fbpx

Aveiro, uma cidade refletida na sua Arte

por Tatiana Silva

A cidade de Aveiro, igualmente conhecida como Cidade dos Canais, é parte integrante de uma história fascinante, a História de Portugal.

A região de Aveiro é composta por um património indiscritível, onde através de um calmo passeio a pé, conseguimos apreciar um conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova”, que destacaram a cidade como cidade-museu da Arte-Nova em todo o país. O núcleo museológico trata de demonstrar a revolução estética que o movimento da Arte-Nova proporcionou, permitindo a apreciação da beleza da edificação da cidade.

Na visita é indispensável a ida à atual casa Major Pessoa, antigamente a residência da família de Mário Belmonte Pessoa, onde a fachada com decoração de motivos naturais, tais como flores, animais e as curvilíneas estilizadas manifestam toda a cultura arquitetónica de Aveiro.

O município é dotado de uma beleza natural única, tendo como principal foco a Ria de Aveiro, onde a bordo de embarcações típicas, tais como o barco de Moliceiro, é possível conhecer a identidade local da região, através dos seus canais.

O Bairro da Beira-Mar é um local a visitar em qualquer época do ano. Junto ao Canal de São Roque e a norte do Canal do Cojô, existe um bairro com um passado muito diferente do resto da cidade de Aveiro, um lugar a não perder. Aproveite e descubra como os trabalhadores do sal realizam as suas tarefas na produção e recolha do sal, no passado considerado um dos mais escassos e preciosos dos produtos. O Bairro Alboi, considerado o Bairro mais sossegado e tradicional de Aveiro e o bairro típico de Pescadores e Marnotos são também sítios que valem a pena visitar.

São vastas as experiências que Aveiro é capaz de concretizar, desde atividades em terra como na água, tais como desportos náuticos, os passeios na Ria e a prova de Ostras. A região apresenta diversas atividades para todos os gostos, como as oficinas de cerâmica e robótica, o geocaching virtual ao Parque Infante D. Pedro e a visita guiada ao Parque designado “Lugar dos Afetos”. Um Parque temático inovador, dedicado às emoções e para muitos que já o visitaram, um autêntico parque dos contos de fadas.

Para os apreciadores da mãe Natureza é indispensável a visita aos Passadiços de Aveiro, onde descobrirão um ecossistema rico em flora e avifouna – conjunto de aves existentes numa região. Para além dos passadiços, a vista à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é algo que não se pode perder. A Reserva Natural situa-se numa estreita península arenosa, separando das águas salgadas e das salobras. O seu cordão dunar é consolidado por uma vegetação única de pinheiros-bravos e acácias.

A sua Gastronomia é de necessária degustação para todos os que apreciam uma boa refeição. A típica Caldeirada de Enguias à moda de Aveiro pode ser apreciada em qualquer restaurante local. A doçaria regional é igualmente destacável, especialmente pelos Ovos-Moles tradicionais, com o delicioso recheio e as suas formas que lembram ao visitante a Ria e o Mar.

A Cidade de Aveiro, aliando a sua cultura à criatividade artística provoca um sentimento de conforto a todos que a visitam. Promovendo a inovação e modernidade, não esquecendo da importância do passado, nem a necessidade do futuro, desta forma Aveiro foi o destino escolhido para o Art & Tur 2021.

Rolar para cima