XVI ART&TUR

Festival Internacional de Cinema de Turismo

24 – 27 Outubro 2023, Caldas da Rainha

Desde a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR tem cumprido eficazmente a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.

Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.

A partir de 2018, os direitos do Festival ART&TUR foram transferidos da APTUR, para a Centro de Portugal Film Commission (CPFC). Associada a esta mudança, e mercê de um acordo entre a CPFC e a ERT Centro de Portugal, o Festival ART&TUR será doravante realizado na Região Centro, com carácter de itinerância percorrendo os vários municípios do Centro de Portugal.


Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha

De Caldas da Rainha para o mundo, a partir das mais destacadas produções audiovisuais de turismo ao nível nacional e internacional, marcamos encontro com os participantes do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo num território inspirador e criativo, que tão bem sabe receber.

A tradição de bem receber remonta à génese de Caldas da Rainha, com a fundação do primeiro Hospital Termal do mundo, criado exclusivamente com indicações terapêuticas centradas nas águas termais, pela vontade da Rainha D. Leonor, no final do século XV. Desde então, a cidade tem recebido visitantes devido aos benefícios das suas águas termais, legado e património que perdura até aos dias de hoje.

Caldas da Rainha é Cidade Criativa da UNESCO do Artesanato e Artes Populares, pela sua secular tradição cerâmica. Hoje, a tradição e a contemporaneidade encontram-se nas novas linguagens do design e da cerâmica de autor. Quem nos visita é envolvido pela profusão artística que se cruza com a cidade e a comunidade artística, oferecendo uma oportunidade única de vivenciar criatividade e cultura.

Magnífico cenário, o concelho das Caldas da Rainha distingue-se pela sua paisagem natural, patrimonial e humana. É, por isso, localização de excelência para a realização do ART&TUR, numa coprodução da Centro de Portugal Film Commission, do Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, com a cidade e a sua comunidade como protagonistas, em conjunto com todos os visitantes e participantes do Festival.

Será um privilégio receber-vos a todos na nossa cidade. Sejam muito bem-vindos.

Vítor Marques
Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha

Município das Caldas da Rainha

Reza a história que, certo dia, a caminho da Batalha, a Rainha D. Leonor, há muito afligida por uma ferida que não sarava, terá aqui parado e confirmado as propaláveis maravilhas destas águas termais, mandando erguer, no ano seguinte, um Hospital. Corria o século XV, e assim se apresenta, com toques de história de encantar, a fama de Caldas da Rainha, e a razão do seu nome.

No magnífico Parque D. Carlos I, no centro da cidade, descobre-se um jardim romântico com a mão de um caldense ilustre, o arquiteto Rodrigo Berquó, responsável pela revitalização do parque e a criação de um lago artificial e de alamedas arborizadas. Considerado um dos parques mais ricos em biodiversidade do país.

A seguir às termas, é à Cerâmica que deve a cidade a sua fama. No Museu da Cerâmica, instalado num palácio romântico do século XIX, descobre-se uma coleção de loiça das Caldas e de outros centros cerâmicos portugueses e estrangeiros – numa viagem pela história desta arte que vai do século XVIII à contemporaneidade.

Uma das razões de interesse deste museu prende-se com outro nome ilustre da cidade: aqui encontramos um conjunto de obras de Rafael Bordalo Pinheiro.

No coração da cidade, encontramos a Praça da República, também conhecida como Praça da Fruta. Com inícios que remontam ao século XV, este colorido mercado ao ar livre é o único que, em território nacional, realiza- se  diariamente.

Voltando à gastronomia, esta apresenta duas grandes características. Por um lado, a riqueza da sua doçaria, que inclui a influência conventual, da qual as Trouxas das Caldas são exemplo, e as Cavacas e os Beijinhos. Por outro, a riqueza marinha dos seus pratos típicos, pela proximidade da Lagoa de Óbidos, que se mostra nas caldeiradas, no ensopado de enguia e nos mariscos.

Poder absorver o esplendor da Costa Oeste Portuguesa, e ter um encontro revitalizante com o mar é mais uma razão para prolongar uma visita a Caldas e ir até à encantadora Praia da Foz do Arelho com a sua Lagoa imponente, os seus Passadiços, ou visitar umas das maiores dunas de Portugal na praia de Salir do Porto. 


Mensagem do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

É com o entusiasmo de sempre e redobrada satisfação que a Turismo Centro de Portugal dá as boas-vindas a todos os participantes no ART&TUR 2023. Ano após ano, este festival tem vindo a consolidar-se como um dos mais importantes no panorama internacional, atraindo as melhores produções audiovisuais de turismo, o que é um motivo de grande orgulho para a maior região turística de Portugal.

Ao recebermos o ART&TUR, procuramos dar a conhecer às equipas de produção nacionais e internacionais a grande diversidade de oferta disponível no território. Em 2023, o cenário do festival é a magnífica cidade de Caldas da Rainha, um destino onde, mais uma vez, os visitantes vão poder comprovar as condições singulares e de exceção que o Centro de Portugal reúne para todo o tipo de produções cinematográficas e televisivas.

Aos participantes de todo o Mundo, expresso o meu desejo de que passem dias inesquecíveis na nossa região – e que regressem aos seus locais de origem com novas ideias para filmar no Centro de Portugal.

Raul Almeida
Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

Testemunhos

The World’s Best Tourism Film & Travel Video Awards!

Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo

ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é membro do Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, desde 2008.

Criado em 1989, o Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo de quatro continentes na mais prestigiada iniciativa de entrega de prémios e reconhecimento na Travel Video Marketing Industry – o Circuito CIFFT.

Em parceria com os apoiantes da OMT (Organização Mundial do Turismo), ETC  (European Travel Commission), CTO (Organização de Turismo das Caraíbas) e  CATA  (Centro America Tourism Association), o CIFFT trabalha para incentivar os destinos turísticos a alcançar a excelência na promoção dos seus produtos, serviços e locais através do vídeo.

O Circuito CIFFT reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo numa competição no formato de “Championship“ou “League” para reconhecer e premiar os melhores filmes promocionais para destinos, produtos e serviços turísticos.

É uma excelente oportunidade para benchmarking, networking e visibilidade no contexto da Indústria do Turismo.

Os participantes passam por festivais em quatro continentes ao longo de um ano. Em cada etapa, o vídeo é avaliado por um júri internacional que decidirá os vencedores. Os prémios obtidos nos festivais conferem pontos para a Lista de Ranking do CIFFT que determinará no final do ano os Melhores Filmes de Turismo do Mundo nas respetivas categorias.

Existem 6 categorias temáticas disponíveis:  Destinos turísticos – Cidades, Regiões e Países, Produtos turísticos – Serviços de Turismo  e Vídeos de Viagem Independentes.

O exclusivo World’s Best Tourism Film Awards homenageia os mais criativos e inovadores Vídeos de Viagens do ano numa memorável cerimónia de entrega de prémios em Viena, Áustria. Receber o prémio mais importante da Indústria de Marketing de Vídeo de Viagem é sinónimo de prestígio, reconhecimento e visibilidade.

Equipa ART&TUR

Francisco Dias

Francisco Dias

Fundador e Diretor

Mariana Calaça Baptista

Mariana Calaça Baptista

Diretora Executiva

ART&TUR 2023

Caldas da Rainha, 24 – 27 Outubro

Em 2023 estaremos na cidade de Caldas da Rainha, para mais uma vez mostrarmos os melhores filmes sobre turismo, produzidos em Portugal e pelo mundo fora.

Scroll to Top